terça-feira, 22 de março de 2011

Dente do Siso,popularmente conhecido como dente do Juizo!!!

Quando os dentes do siso aparecem?

A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os últimos dentes da dentição a erupcionar. No total existem quatro dentes do siso: dois superiores e dois inferiores, sendo dois ao lado direito e dois ao lado esquerdo da boca. Mas nem todas as pessoas possuem os quatro.

Quem tem esses dentes?

Nem todo mundo possui o dente do siso, por isso ele não erupciona, ou às vezes, por não ter espaço na arcada dental, ou ainda, pela posição horizontal do dente, o que dificulta a sua irrupção.
Quando o espaço é pouco, o dente do siso, ao erupcionar, pode empurrar os outros dentes, mas para isso contamos com a ajuda do Ortodontista.
Normalmente o dente do siso pode estar posicionado de tres formas. veja quais são:

Inclusão angular ---------- Inclusão Horizontal ------------- Inclusão Vertical

O dente do siso pode me trazer problemas?

Quando o dente do siso fica dentro do osso pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas), porém o fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a sua mordida ou a sua saúde bucal no futuro.

Como os dentes do siso são extraídos? Tem anestesia?

Antes de extrair um dente, seu dentista fará uma revisão completa no seu histórico médico e dentário e providenciará as radiografias necessárias.

Antes da extração, a área em volta do dente será anestesiada. Os dentistas utilizam um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá.

O cirurgião dentista poderá recomendar anestesia geral.
Uma vez que a área é anestesiada, extração simples, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário.

Seu dentista também poderá suavizar e remodelar o osso que sustenta o dente. Finalizada esta etapa, ele poderá optar por fechar a área com alguns pontos cirúrgicos.

Após a extração do dente ou dentesVocê terá que morder suavemente um pedaço de gaze de 30 a 45 minutos após deixar o consultório, isso ajudará a estancar qualquer sangramento que possa ocorrer.
É provavel que você sinta um pouco de dor ou inchaço, mas passará naturalmente após alguns dias.

Caso você as dores e o inchaço permança você deverá retornar ao seu dentista para ele analisar; dores prlongadas, intensas sangramento ou febre não é um quadro normal, marque uma consulta o mais breve.

Perguntas Freqüentes

1- Quando a gengiva do dente do siso que está erupcionando inflama, o que fazer?

Deve ser feita a remoção do tampão gengival que cobre parcialmente a superfície dental (ulectomia) ou a curetagem gengival, ambos realizados pelo profissional. 0 paciente, para melhorar esse quadro inflamatório, poderá realizar higiene oral rigorosa no local; bochechos com anti-sépticos bucais podem amenizar o quadro, mas, para resolver o problema, o paciente deverá procurar um cirurgião-dentista.

2-Quando é indicada a extração do siso?

A sua extração está indicada na ausência de espaço para a erupção, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando se inicia a erupção e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Quando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os Sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior.

Afta, ardor que decorre de um desequilíbrio do organismo!!!

Ardor é a palavra que melhor define um dos males que atinge 10% a 20% da população: afta.

Por isso, é possível apenas tratá-la, mas não prevenir.
Só se sabe que ela decorre de um desequilíbrio no organismo da pessoa. Esse desajuste gera uma inflamação em que o sistema imunológico ataca as células da mucosa (a “pele” de dentro daboca).
É nesse estágio que se forma uma úlcera de cor manteiga com a borda vermelha, ou , simplesmente, a afta.A lesão só aparece em mucosas da boca, do “lado de dentro” da bochecha e língua.
Para tentar descobrir quais são os fatores inflamatórios envolvidos no problema, novas pesquisas estão sendo realizadas.Com isso, será possível usar remédios mais específicos e eficazes para a afta, além de entender melhor o mecanismo dela.


Problema Rotineiro

Muitas pessoas passam por essa situação frequente. É chamada afta de repetição, em que o problema mal acabou e já surge de novo.


De acordo com o conhecimento que se tem sobre a afta frequente, os médicos a tratam com antiinflamatórios e imunomoduladores ( que regulam o sistema de defesa do organismo).

Para os casos esporádicos, o tratamento é simples. Aplica-se uma pomada a base de corticoíde (tipo de antiinflamatório potente) no local da lesão.