segunda-feira, 21 de março de 2011

Quais os principais sintomas da ATM?

  • Dores de cabeça na região da testa,
  • fundo de olho e nas têmporas;
  • dores de ouvido;- zumbidos no ouvido;
  • dificuldade para mastigar, principalmente alimentos duros;
  • dores durante a mastigação;
  • tonturas;
  • vertigens;
  • barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca;
  • desgaste dental excessivo;
  • sensação de travar a mandíbula.

Odontologia Estética!!!!

As técnicas usadas permitem a realização de tratamentos bem mais conservadores, reduzindo a necessidade de desgastes da estrutrua dental sadia.

É importante dizer que na odontologia estética não se faz necessária a substituição de restaurações em amálgama (restauração cinza), por exemplo. O amálgama é até hoje um dos materiais mais utilizados em odontologia, devido as suas propriedades e seu custo reduzido.
As restaurações devem ser substituídas quando apresentarem fraturas, infiltrações, recidivas de cáries, insucessos no recondicionamento e polimento de restaurações antigas e por motivos estéticos e funcionais.


Com o avanço dos materiais adesivos que apresentam biocompatibilidade e estrutura dentária remanescente, é possível realizar restaurações em porcelana e resina; as quais envolvem o trabalho de protéticos. Essas restaurações recebem o nome de inlays, onlays, facetas estéticas ou laminados em porcelana. Já as diretas em resina são confeccionadas pelo dentista no consultório.


Essas restaurações são coladas ao dente por meio dos adesivos dentinários.

O número de alterações congênitas, manchas, traumatismos, restaurações inadequadas podem criar problemas de ordem estética que afetam a condição psicoemocional do paciente.

As principais indicações para realização dos tratamentos estéticos compreedem alterações na face vestibular (parte de fora) dos dentes anteriores, manchas por fluorose, escurecimento por tetraciclina, má formação, dentes conóides, mau posicionamento no arco diastemas, restaurações amplas, escurecimento por razões endodônticas (canal), perda de estrutura coronária por cárie ou traumatismo, tratamento das lesões de erosão, abrasão e atrição.

Os dentes escurecidos vitalizados e não vitalizados podem ser clareados pela técnica de clareamento dental. Outro problema que incomoda bastante os pacientes é a questão da sensibilidade dentinária na região do colo dos dentes. Já é possível minimizar esse sintoma e até mesmo eliminá-lo dependendo do caso.

É imprescindível que o paciente saiba o que pode ser feito por ele e pelos seus dentes. Quando ele procura tratamentos estéticos, traz consigo muita ansiedade e expectativas em relação aos resultados.

Na maioria das vezes essas expectativas são correspondidas de maneira bem satisfatória. A manutenção e longevidade de qualquer tratamento restaurador implicam em vários fatores, tais como: o diagnóstico correto, técnica e materiais utilizados, fatores intrínseco e extrínsecos dos materiais, hábitos alimentares e de higiene oral, tipo e quantidade de saliva, entre outros.

Os pacientes são mais conscientes quanto a importância dos bons hábitos e higiene oral. Não adianta realizar o tratamento se o paciente não conservá-lo adequadamente. É importantíssimo o número e a qualidade das escovações, uso do fio-dental diariamente, bochechos de flúor e anti-sépticos orais, escovação de língua e mucosas e auto-exame. Essas orientações são transmitidas com intuito de fazê-los adquirir esses hábitos rotineiramente.

Cada paciente apresenta características próprias e problemas bucais diferentes, o que demanda também, tratamentos e orientações específicas.
.

Usar flúor ajuda no combate da cárie?

Sim. O flúor é um importante auxiliar no combate à cárie pois previne a desmineralização, isto é, a saída de minerais do dente e favorece a remineralização, que é a entrada de minerais em pequenas lesões de cárie (lesões de manchas brancas ou acastanhadas opacas), antes que elas se tornem cavidades. A limpeza deve ser realizada sempre após as principais refeições e antes de dormir.

É importante visitar seu dentista regularmente para que ele possa, através do exame clínico, controlar sua saúde bucal e orientar sobre qualquer dúvida que possa surgir com relação à mesma.

Facetas Laminadas!!!!



As facetas laminadas é uma ótima opção para fazer algumas correções nos dentes, através desse método é possível que a aparência seja totalmente transformada, garantindo a satisfação completa do paciente e deixando o sorriso muito mais bonito e saudável.






O processo envolve a aplicação de uma capa de porcelana ou resina, que é cimentada no dente a fim de melhorar seu formato ou sua cor. O primeiro passo para realizar esse tratamento é desgastar uma fina camada do dente, a fim de separar o espaço necessário para inclusão da faceta laminada.


O médico dentista prepara um molde de toda a carga dentária para mo

delar uma estrutura de placa ideal para o perfil de cada paciente.


Em seguida, é feita a limpeza completa a fim de preparar o dente para receber aplicações de um adesivo. Esse adesivo é a ligação entre a capa e o dente, que é fixado através de uma luz para endurecê-lo.O resultado é animador, principalmente porque a ligação do adesivo é extremamente resistente, permitindo que toda a convivência com a faceta laminada seja normal, sem maiores preocupações.


É um método inovador que deve ser feito por um especialista.

O resultado do tratamento é garantido!!!!


A faceta laminada cobre todo o dente?

Não. A faceta laminada cobre somente a parte da frente do dente.

Qual a diferença da faceta e da jaqueta?
A coroa de jaqueta é um método mais antigo, que encaixa uma capa inteira em toda a região do dente, já a faceta laminada é uma película de material resistente apenas na parte da frente do dente. O tratamento mais eficaz e menos agressivo é através da faceta laminada, que também mantém a cor natural dos dentes.

Para quais casos é indicada a faceta laminada?

É indicada para clarear manchas, fechar espaços de dentes fraturados ou para aumentar dentes pequenos e mal formados.

Quantas consultas são necessárias para o tratamento?
Normalmente o processo é feito em até 02 consultas, mas como em todos os casos de restauração é necessária uma avaliação periódica pelo seu dentista, a fim de manter a limpeza e a saúde bucal.

Quais são as vantagens?
O dente sofre uma agressão muito menor do que nos outros tratamentos tradicionais e a manutenção consiste em sua totalidade apenas na limpeza dos dentes.

O custo é equivalente à uma coroa de jaqueta e o resultado supera as expectativas.

Consulte um médico dentista especializado para analisar o seu caso e indicar as melhores condições para início do tratamento.

A Amamentação e a Odontologia!!!!

Amamentação educa o bebê para o futuroA Amamentação tem sido incentivada por ser o leite materno não só o alimento mais completo e digestivo para crianças de até um ano de idade, como também por ter ação imunizante, protegendo-as de diversas doenças.



Crianças aleitadas ao peito têm melhor desenvolvimento mental e maior equilibrio emocional. A amamentação é gratificante para a mãe e interfere beneficamente na saúde da mulher, por exemplo, diminuindo a probabilidade de câncer de mama, ajudando na involução do útero e na depressão pós-parto.

Porém, poucos sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, respiração, mastigação e dentição da criança.

Amamentar é um exercício muito importante Quando a criança esta na fase de amamentação ela esta recebendo as vitaminas da mãe e também esta fazendo um exercício físico extremamente importante para dilatar sua ossada e musculatura bucal.

O bebê recém-nascido tem o maxilar inferior muito pequeno, que irá obter um equilíbrio em relação ao maxilar superior durante o seu crescimento estimulado pela sucção do peito. Toda a musculatura bucal é desenvolvida, músculos externos e internos, que, solicitados, desenvolvem os ossos.

Mamar no peito não é fácil, por isso o bebê transpira durante a amamentação. Esse exercício é o primeiro responsável pelo crescimento harmonioso da face e dentição do bebê. Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente, e a preferência do nenê pela mamadeira vem da facilidade com a qual ele ganha o leite, principalmente quando este flui por um furo generoso no bico.

Para exercitar-se com maior eficiência, o bebê deve ficar na posição mais inclinada próximo da posição vertical. Esta posição é importante porque facilita a deglutição do leite.
Este exercício de amamentação também colabora para evitar que os dentes não cresçam encavalados (apinhamento dental).


Os Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos.

Músculos firmes ajudarão na fala. Durante a amamentação, aprende-se respirar corretamente pelo nariz, evitando amigdalites, pneumonias, entre outras doenças.

Quando a criança respira pela boca, os dentes ressecados ficam mais expostos à cárie e as gengivas ficam inflamadas, os maxilares tendem a sofrer deformações e os dentes, a ficar encavalados, aumentando também o processo de cárie.Amamentação prepara o bebê para a mastigaçãoA mamadeira costuma tornar-se uma companheira para a criança ao longo de anos, acaba ficando preguiçoso habituando-a a uma dieta mole, fácil e adocicada, isso aumenta os riscos de cáries (cárie de mamadeira); a criança tende a começar a recusar alimentos que precisem de maiores esforços como a mastigação e a sucção.

Depois da amamentação, a mastigação correta continuará a tarefa de exercitar ossos e músculos bucais. Compreenda que a amamentação prepara a criança para iniciar um longo processo de mastigação.

Muitas mães reclamam que seus filhos, já crescidos, que não mastigam corretamente e recusam verduras e frutas, apreciando apenas doces e iogurtes.

Geralmente isso acontece porque algumas mães (em um ato de querer facilitar os esforços do bebê) os habituaram a não praticar os exercícios bucais, naturalmente exercidos durante a amamentação.

Este ato de preservar o bebê pode trazer conseqüências ainda mais serias. Em um futuro próximo o uso precoce e prolongado da mamadeira poderá refletir na mastigação incorreta podendo levar também a problemas de obesidade e de estômago.Evitando hábitos PrejudiciaisAtrelada à mamadeira, vem a chupeta, que também é usada normalmente por muito tempo, e o hábito de chupar o dedo, afetando o posicionamento dos dentes e trazendo também conseqüências danosas à fala e à respiraçãoAbandonando a MamadeiraA partir dos quatro meses , quando a mãe lentamente começar a introduzir outros alimentos (desmame), deverá fazê-lo usando apenas copos e colheres, evitando o uso de mamadeira ou “chuquinha”.Prevenindo a CárieA primeira consulta odontológica de uma criança deveria ser antes do nascimento de seu primeiro dentinho; nesse primeiro encontro, o odontopediatra orientaria a respeito da higienização, dieta e como proceder quando os dentes começarem a irromper e a incomodar o bebê.

Entre outras coisas, aconselharia, os pais a acostumarem-se a levar seus bebês ao dentista, assim com os levam ao pediatra, no sentido de se poder acompanhar de perto o desenvolvimento destes na tentativa da erradicação da doença cárie.


http://www.steticlin.com.br/amamentacao-dentes-bebe.asp