segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Clareamento dental a Laser

1 - Quais os tipos e causas da alteração de cor nos dentes?
Existem dois tipos: manchas extrínsicas e manchas intrínsicas.As manchas extrínsicas são provocadas por consumo de chá, café, cigarro, bebidas e alimentos contendo corantes, acúmulo de placa bacteriana e bactérias cromogênicas.As manchas intrínsicas podem ter origens:- Genéticas: Dentinogenese Imperfeita, Amelogenese Imperfeita - Pré-Natal: Provocadas por antibióticos (tetriciclina) e consumo excessivo de flúor. - Pós-Natal: Provocadas por antibióticos (tetriciclina), traumatismos, alteração de cor relacionada com idade, cáries, tratamento de canal.

2 - Quais os tipos de tratamento existentes para resolver esse problema?
Dentro da odontologia moderna, existem inúmeros tratamentos para problemas relacionados a alteração de cor dos dentes, dos quais pode-se citar:- Profilaxia com jato de bicarbonato de sódio:Utilizado em casos de manchas provocadas por chá, café, cigarro, corantes, placa bacteriana, bactérias cromogênicas, etc.- Micro Abrasão:Caso de manchas brancas (fluorose).- Clareamento Dentário:Usado em casos de dentes amarelados, casos leves causados por antibióticos (tetriciclina) e flúor, dentes tratados endodonticamente que apresentam alteração de cor.- Restaurações, Facetas Estéticas, Coroas de Cerâmica, etc.:Em casos mais severos de endurecimento em que não se consegue um bom resultado estético com tratamentos conservadores.

3 - O que é Clareamento Dental?
É uma técnica na qual se utilizam substâncias químicas visando remover manchas e pigmentações dos dentes dando-lhe uma cor mais branca e natural.Os clareamentos dentais podem ser:- Clareamento de dentes não vitais:Realizado em dentes tratados endodonticamente (c/ tratamento de canal). Este tipo de clareamento é feito internamente.- Clareamento de dentes vitais:Realizado em dentes que não tem tratamento. Neste clareamento, aplica-se um gel clareador sobre a superfície externa do dente. Existem vários métodos para se realizar este tipo de clareamento, tais como uso de moldeiras (uso caseiro), luzes, e o mais moderno atualmente que é o clareamento através do uso de laser de argônio.

4 - O que é Clareamento Dental a Laser?
Como é feito?O clareamento dental feito com laser de argônio é a técnica mais moderna, mais rápida e mais eficiente atualmente para promover o clareamento de dentes escurecidos.Nesta técnica um gel à base de peróxido de hidrogênio com concentração de 35 a 40% é aplicado sobre a superfície externa dos dentes, e o laser é aplicado sobre este gel, ativando a liberação de moléculas de oxigênio, promovendo um clareamento mais rápido e eficiente.

5 - Quais as vantagens do Clareamento Dental a Laser sobre métodos convencionais?
As vantagens são inúmeras, entre elas pode-se citar:1) Tempo - O tratamento a laser é feito em uma única sessão que varia entre uma hora e uma hora e meia, enquanto que métodos tradicionais leva-se de 2 a 3 semanas.2) Rapidez - Em uma única sessão o paciente já sai do consultório com seus dentes clareados.3) Comodidade - Não existe a necessidade de se usar moldeira para o tratamento.4) Segurança - O laser de argônio não possui radiações infravermelho (IV) nem ultra-violeta (UV), não gera calor algum, com isso, a sensibilidade pós operatória é bem menor.E principalmente porque você merece ter um belo sorriso.6 - Todos dentes podem ser clareados à laser? Quais suas indicações?Geralmente sim, mas quem irá avaliar isso corretamente será o profissional qualificado para fazer este tipo de tratamento.O grau de clareamento irá variar de paciente para paciente, sendo que dentes com coloração amarelada, marrom claro, escurecida de maneira monocromática (por igual) e com manchas extrínsicas são clareados mais facilmente.Dentes com coloração azulada, listras cinza-escuro causadas por antibióticos (tetraciclina) com manchas irregulares são mais difíceis de serem clareados.Em alguns casos mais severos, como manchas muito escuras, dentes com alterações de cor por problemas endodonticos antigos, muitas vezes não são clareados como a pessoa gostaria, sendo indicado nestes casos, tratamentos restauradores cosméticos, para estabelecer uma estética agradável.



Implantodontia


Os implantes dentários são “raízes” artificiais instaladas (implantadas) no osso dos maxilares, possibilitando a confecção de próteses sobre eles. Em razão das propriedades biocompatíveis do titânio, um implante dentário se funde com o osso e se torna um ótimo apoio para uma prótese. Os implantes dentários podem ser utilizados em soluções para substituir um ou vários dentes perdidos.

Aparelhos Ortodônticos



Dentes alinhados e nivelados suportados por uma gengiva saudável influem muito na aparência do indivíduo, interferindo diretamente em sua auto estima. O tratamento ortodôntico pode ser feito em pacientes de todas as idades, desde que seja respeitado os limites biológicos de cada um. A primeira característica a ser lembrada é a avaliação do fator idade associado ao tipo de maloclusão; cada paciente responde de maneira diferente ao tratamento ortodôntico. Os problemas de maloclusão podem ser hereditários (dentes apinhados ou separados demais, falta ou excesso de dentes, etc...) ou adquiridos (hábito de chupar dedo, posicionamento incorreto da língua, respiração deficiente, perda precoce de dentes, etc...). Algumas más-oclusões devem ser tratadas o mais cedo possível, afim de impedir que os danos causados sejam maiores. A Ortodontia melhora a oclusão promovendo uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os dos traumas que podem causar em seu periodonto (gengiva, osso e ligamentos). Qualquer que seja o tipo de tratamento escolhido, o paciente precisa estar motivado para iniciá-lo; entender o problema e quais são os objetivos do tratamento, ajuda muito na colaboração.
O tratamento ortodôntico pode ser feito em duas fases: a primeira ocorre antes da completa erupção dos dentes permanentes, através do uso de aparelhos ortodônticos removíveis(atuando em nível dentário) ou ortopédicos (estabelece um correto relacionamento entre bases ósseas, maxila e mandíbula). Na segunda fase, normalmente o paciente utiliza um aparelho fixo, que proporciona um melhor alinhamento e nivelamento. Com o uso de aparelhos fixos um melhor engrenamento entre os dentes superiores e inferiores é obtido, restabelecendo uma oclusão equilibrada.